Texto
Postagens
quinta-feira, 27 de maio de 2010
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECI MENTO E TECNOLOGIA
Acredito que a melhor forma de ensinar é aquela que proporciona ao aluno a capacidade de relacionar a teoria com a prática. Essa relação dialética nos desenvolve a habilidade de nos aproximarmos das situações práticas. Quando o aluno percebe a relação do aprendizado com suas atividades diárias, ou seja, consegue co-relacionar esse saber, a motivação é maior. Nota-se que há um entendimento do "porque desse saber". Quando transmitimos os conteúdos e os alunos não conseguem perceber a proximidade com seu contexto social, é notável a desmostivação e o desinteresse. Nessa perspectiva, observo a importância do projeto, pois esse proporciona um conhecimento real, dentro das vivências do aluno. O mais importante, a possibilidade de mudar, reconstruir, recomeçar. Não é um saber pronto, acabado e muito menos inútil.
PRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS
Analisando a filosofia de Sartre, o homem é livre para escolher seus objetivos, seus valores, atitudes e projeto de vida. Partindo dessa premissa nota-se a importância do projeto na prática pedagógica, pois, enquanto educadores temos o livre arbítrio para escolher nossos conteúdos, temas e o primordial a capacidade de sair do contexto teórico e vivenciá-los na prática. Essa relação da teoria com a prática é conquistada através da elaboração dos projetos. Nesta construção articulamos o conhecimento e utilizamos as mídias e as tecnologias.
O PAPEL DO COMPUTADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
O computador apresenta um dos mais eficientes recursos para a busca e acesso à informação. Diante das tecnologias existentes, o aluno tem acesso rápido as informações. Essa possibilidade faz com que o mesmo desenvolva o hábito pela leitura, reflexão e a construção. Hoje o computador é um dos agentes mais motivador para o acesso de pesquisa e aprendizagem.
PEDAGOGIA DE PROJETOS
Na pedagogia de projetos o educando aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. O professor passa a ser um mediador, ou seja, ele compreende todo o universo sócio cultural do aluno. Esse conhecimento construído através de projetos proporciona ao aluno e ao professor uma relação interpessoal, um vínculo de socialização.
Diante da pedagogia de projetos o educador e o educando deve estar abertos ao processo de mudança, demonstrando flexibilidade e abertura ao novo.
O mais importante o aluno se torna um protagonista do conhecimento.
Diante da pedagogia de projetos o educador e o educando deve estar abertos ao processo de mudança, demonstrando flexibilidade e abertura ao novo.
O mais importante o aluno se torna um protagonista do conhecimento.
REPENSAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Piaget destaca uma diferença entre o "fazer" e o "compreender". O aluno poderá demonstrar conhecimento em uma prova, análise ou na construção de um projeto. Isso não significa que houve realmente uma compreensão. A compreensão ocorre quando somos capazes de transformar esse saber, ou seja, a habilidade de expandir, tornar-se sociável.
PROJETO: UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM
O projeto caracteriza a ideia de professor e aluno juntamente com os recursos e as tecnologias, desenvolver uma aprendizagem eficiente. Ambos são comprometidos com a busca do conhecimento, se tornando um agente de mudança.
ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR
O computador no processo de ensino aprendizagem é uma nova cultura educacional. Sendo que essa está relacionado ao contexto social. Hoje a preocupação é formamos pessoas com capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de iniciativa, relacionamento interpessoal e um agente de mudança. Essa relação aluno X professor proporciona uma visão de solidariedade, companheirismo, respeito mútuo , liberdade, responsabilidade, etc.. Essa relação desenvolve a autonomia e a criatividade do aluno.
Assinar:
Postagens (Atom)