Texto

Postagens

quinta-feira, 27 de maio de 2010

VISÃO DOS PENSADORES

LEV VYGOTSKI - "O saber que não vem da experiência não é realmente saber". Na visão do psicólogo toda criança precisa vivenciar a aprendizagem. Se não é inovado o saber, o aluno se torna desmotivado. Esse "novo saber" amplia as estruturas cognitivas, ou seja, a capacidade de reflexão.

FERNANDO HERNÁNDEZ - O educador deve saber saber qual é a sua meta. Esse objetivo ser colocado aos educandos e deixar que os mesmo desenvolvam a partir de sua criatividade e habilididades.

JOÃO PESTALOZZI - A família é a base para formação moral, política e religiosa. Foi um adepto da educação pública, demosntrando aos governandes a preocupação pela educação nas classes desfavorecidas.

FRIEDRICH FROEBEL - "Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo".
Considerou o início da infância como uma fase primordial no desenvolvimento da criança. A brincadeira sendo uma técnica fundamental no desenvolvimento da aprendizagem. Pontuava que a criança trazia uma centelha divina, que a educação deveria desenvolver esse potencial.

OVIDE DECROLY - A escola deveria ser centrada no aluno e que preparasse as crianças para viver em sociedade e não somente ao contexto profissional. "Aprender a aprender", o aluno transformar seu próprio saber.

MARIA MONTESSORI - O objetivo de seu método era: a educação da vontade e da atenção. A criança tem a liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.

JOHN DEWEY - Defendia a democracia e a liberdade do pensamento como instrumento para a maturação emocional e intelectual das crianças. Acredita na relação teoria e prática. O conhecimento é construído de consenso. Sua filosofia era que o aluno deveria elaborar seu próprio conhecimentos, suas ideias e conceitos.

CELESTIN FREINET - A mudança na escola deverá acontecer no contexto interno, local onde se manifestas as questões sociais.

JEAN PIAGET - O aprendizado é construído pelo aluno. Na visão dele existe quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: Estágio Sensório Motor, O Estágio Pré-Operacional, O Estágio das Operações Concretas e o Estágio das Operações Formais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário